Área: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
Situação Funcional: Ativo
Credenciado para Orientar: Mestrado
Linha de Pesquisa: Língua estrangeira e educação
Número do Gabinete: Sala 14 Telefone do Gabinete: (11) 3091-0202
E-mail: rodrigo.rosa@usp.br
Biografia
Doutor e mestre em estudos linguísticos e literários em inglês pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado estágio de pesquisa sanduíche no departamento de linguística teórica e aplicada da Universidade de Cambridge (Capes). É pós-doutor pela Universidade de Cardiff, no País de Gales, com bolsa da CNPq. Possui habilitação dupla em português e linguística pela USP onde tem se dedicado aos estudos gramaticais desde a graduação. Realiza pesquisa à luz da Gramática Cognitiva de Construções e da Linguística de Corpus nos seguintes temas: construções de estrutura argumental (em particular as de movimento causado e resultativas), estruturas fraseológicas da língua inglesa, linguagem formulaica/fraseológica e sua relação com construções esquemáticas, colocações e idiomaticidade em língua inglesa. Tem experiência na área de letras, com ênfase em estudos gramaticais, ensino e aprendizagem de inglês, desenvolvimento de materiais para ensino e formação linguística de professores. É coordenador do grupo de pesquisa COMET - Corpus Multilíngue para Ensino e Tradução (USP/CNPq), atuando nas linhas de pesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira e Linguística de Corpus.
Algumas publicações
Cappelle, B., Leclercq, B., Pinheiro, D. O. R., Travassos, P. F., Alonso, K. S. B., Junior, R. deLaporte, S., Machado Vieira, M. dos S., Oliveira, D. L. de, Rosa, R. G., & Wiedemer, M.L. (To appear 2025). Construction. In X. Wen & C. Sinha (Eds.), The CambridgeEncyclopedia of Cognitive Linguistics. Cambridge University Press
(PDF) Construction. Available from: https://www.researchgate.net/publication/388641876_Construction [accessed Mar 16 2025].
Rosa, R. G. (2023). From Syntax to Phraseology: A Phraseological Approach to Schematic Caused-Motion Constructions in English. Journal of English Studies, 21, 49–76. https://doi.org/10.18172/jes.5738
Rosa, R. G. (2023). Take the plunge: Using phraseology to enhance learners’ knowledge of grammar. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 14(1), e44041. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2023.1.44041
Rosa, R. G. (2023). The Processing of English caused-motion constructions by EFL learners. ILHA DO DESTERRO, v. 76, p. 149-176, 2023.