O processo de autoavaliação foi implantado a partir de uma proposta da CAPES, visando aprimorar a qualidade do Programa e seu processo de formação a partir de análises internas. Para isso, em outubro de 2023 foi instituída a Comissão de Autoavaliação, que conta com a participação de três docentes (dentre eles a presidente da Comissão), um representante discente, dois egressos e uma funcionária.
Procedimentos de Coleta
O Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês tem como missão desenvolver uma educação de alta qualidade, dedicando-se ao estudo das produções simbólicas e das estruturas ideológicas nos contextos culturais de língua inglesa. Buscando constante excelência e aprimoramento, em 2020 o corpo docente do programa iniciou um processo de autoavaliação a partir de questionários, seminários de escuta e discussões.
Em abril e maio de 2024, novos questionários referentes à autoavaliação foram enviados para os docentes, discentes e egressos do programa. As respostas coletas foram discutidas no seminário de escuta.
Questionários
O plano de coleta de informações e opiniões elaborado pela Comissão de Autoavaliação foi aprovado em reunião pela maioria dos docentes, e foi decidido que a principal ferramenta utilizada seriam questionários enviados via internet para docentes, discentes e egressos do programa. Cada questionário possuía um foco temático específico para as perguntas, de acordo com o público alvo.
O questionário discente dividia-se em três principais tópicos: ensino; infraestrutura e suporte ao estudante; orientação, pesquisa e bolsas. O formulário destinado aos docentes possuía perguntas focadas nos eixos do ensino, da infraestrutura e suporte técnico-administrativo, e das orientações, pesquisa e colaborações acadêmicas. Por fim, o questionário direcionado aos egressos do programa abordava o impacto da experiência da pós-graduação, a continuidade de atividades acadêmicas após a titulação e a participação em grupos de pesquisa e/ou redes de colaboração acadêmica.
Resultados
A partir das avaliações coletadas, foi possível elaborar um relatório interpretativo que indicasse os pontos fortes e os pontos a serem melhorados. Algumas respostas de destaque serão apresentadas a seguir, apresentadas de acordo com o público avaliado. O questionário na integra pode ser consultado pelos links disponibilizados no final da página.
Discentes
Com 64 respostas, o questionário direcionado aos discentes indicou a aprovação dos alunos em relação à bibliografia das disciplinas: cerca de 83% dos entrevistados a avaliaram como ampla e atualizada.
Alguns outros aspectos considerados muito satisfatórios foram a bibliografia, a orientação e o acompanhamento por parte dos orientadores, os procedimentos de ensino e a contribuição das disciplinas no desenvolvimento de suas pesquisas.
Em torno de 43% dos discentes participantes publicaram suas pesquisas de forma independente, apesar de não ter resultado em livros.
Docentes
O questionário obteve a participação de 16 docentes, com especial enfoque na importância da preparação para ministrar as disciplinas, classificada por 93,8% dos participantes como "muito satisfatória".
Outros pontos importantes destacados foram o empenho dos discentes, o comprometimento dos orientandos com a pesquisa e a importância das disciplinas ministradas para o desenvolvimento dos estudantes.
Egressos
Quanto aos egressos, ou seja, os alunos já formados pelo programa, o formulário coletou informações como integração na rede de pesquisa, publicações e impacto da formação. Dos 27 participantes do questionário, 17 cursaram tanto o mestrado quanto o doutorado no PPGELLI.
92% dos entrevistados consideram a pós-graduação como muito relevante para a sua formação profissional e cerca de 74% atuam em uma área de trabalho diretamente ligada à sua formação. No campo de pesquisas e projetos, 48% estão integrados em alguma colaboração com seus respectivos ex-orientadores e 55% possuem ligação com ex-colegas.
Seminário de escuta
Em maio de 2024, a Comissão de Autoavaliação promoveu e realizou o Seminário de Escuta em quatro sessões. O evento foi como um foro para que os discentes avaliassem o funcionamento do PPGELLI, e contou também com a presença dos docentes do programa. No seminário foram levantadas questões já abordadas nos questionários, como as considerações sobre o ensino no programa, a infraestrutura da faculdade e a qualidade da pesquisa.
No geral, o questionário anterior agradou os participantes e foi considerado como abrangente. As disciplinas do Programa também foram elogiados por suas qualidades formadoras, úteis, atualizadas e pelo seu oferecimento único de oportunidades para a criação de uma comunidade intelectual. Outros pontos elogiados pelos alunos foram:
- As bibliografias das disciplinas, consideradas atuais (com livros publicados na última década), inspiradoras, plurais e cada vez menos eurocentradas;
- A biblioteca, com seu acervo de obras fundamentais, seminais de seus respectivos campos disciplinares. Afirmaram ainda que há um acervo excelente de obras nacionais;
- A qualidade dos orientadores, que oferecem uma relação profissional e respeitosa, com autonomia condizente com a sua maturidade. Além disso, a consistente interlocução proporciona aquisição de repertório e oportunidades crescentes em grupos de estudos, formação de comunidades de pesquisa e troca intelectual entre orientandos;
- A boa cultura de publicação que o programa possui, com incentivo e apoio por parte do docentes;
- Eventos que possibilitam trocas intelectuais e contatos com pesquisadores estrangeiros. O EPOGELLI, o encontro dos pós-graduandos do Programa, foi amplamente elogiado.
Em contrapartida, durante as discussões também foram abordadas questões do programa a serem melhoradas:
- A baixa oferta de disciplinas de pós-graduação no período noturno, que poderia contemplar os alunos trabalhadores;
- Ausência de espaço próprio e computadores disponibilizados aos alunos da pós-graduação;
- Problemas com a organização e disponibilidade de informações no site do programa, o qual os alunos afirmaram ser confuso e pouco intuitivo;
- Pouca verba para participação de eventos ou para visita a acervos.
Próximos passos
Os resultados do Seminário de Escuta serão apresentados ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Com base nas ponderações do Colegiado, a Comissão de Autoavaliação elaborará um conjunto de recomendações à Coordenação para aprimoramento do Programa. Algumas mudanças já estão sendo discutidas, como alterações no website do programa e mais contratações de funcionários para administrá-lo. Pontos positivos, como as manifestações satisfeitas no quesito de qualificação dos docentes, seus métodos de ensino e sua produção científica evidenciam o esforço dos professores, que buscam manter os níveis de excelência.
Para consultar os resultados das enquetes, clique em um dos links a seguir:
Questionário de Autoavaliação 2024 - Discentes
Questionário de Autoavaliação 2024 - Docentes
Questionário de Autoavaliação 2024 - Egressos