Marília Mendes Ferreira

Marília Mendes Ferreira

​​​​​​​ Área: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês

Situação Funcional: Ativo

Credenciado para Orientar: Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa: Língua Estrangeira e Educação

Número do Gabinete: Sala 29 | Telefone do Gabinete: (11) 3091-5051

E-mail: mmferreira@usp.br

logo do lattes

 

Biografia

Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Linguística Aplicada por The Penn State University (2005) e pós-doutorado pela Universidade de Bath (Reino Unido) (2013). Obteve sua livre docência em 2015  com a tese A promoção do letramento acadêmico em inglês por meio do ensino desenvolvimental: contribuições da teoria histórico-cultural.

Seus interesses de pesquisa envolvem a) aspectos do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras sob uma perspectiva vygotskiana, comumente chamada de teoria histórico-cultural ou teoria histórico cultural e  da atividade (em inglês chamada de Cultural-Historical Activity Theory), b) ensino desenvolvimental (Davydov,1988; Hedegaard, 2002)  para o ensino da escrita em diversos contextos institucionais. Meu grupo  de pesquisa A perspectiva sócio-histórico cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LEVYG), registado no CNPq, pesquisa os temas acima e atualmente tenho especial interesse em formação de professores de inglês para fins acadêmicos e  plágio. Dentro desse grupo de pesquisa criamos o LLAC -Laboratório de Letramento Acadêmico da USP. Este laboratório, baseado em princípios vygotskianos, constitui um espaço onde a relação dialética entre teoria e prática sobre o letramento acadêmico se concretiza e onde o ensino e aprendizagem do letramento acadêmico em português como L1, inglês e francês como L2 são promovidos.

 

 

Algumas publicações

FERREIRA, M.M. ; MacDiarmid, C.  Resources for EAP Teacher Education. São Paulo: Humanitas. 2019.

FERREIRA, MARÍLIA MENDES; PERSIKE, ALISSA . As concepções brasileira e anglófona de plágio: um estudo preliminar. SIGNOTICA (UFG), v. 30, p. 149-181, 2018.

FERREIRA, M. M.. O pensar teórico e empírico em um curso de escrita acadêmica em inglês: por uma relação de agência do indivíduo com a língua. Obutchénie: revista de didática e psicologia pedagógica, v. 2, p. 464-488, 2018.

FERREIRA, M. M.. O ENSINO DESENVOLVIMENTAL E SEUS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DA ESCRITA ACADÊMICA EM INGLÊS. Fórum Linguistico (Online), v. 13,n.4 p. 1632-1653, 2016.

FERREIRA, M. M.; LOUSADA, E. G. . AÇÕES DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: PROMOVENDO A ESCRITA ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO. Ilha do Desterro, v. 69, n.3 p. 125-140, 2016.

 

 

Conferências importantes

ISCAR [link]

ISCAR Brasil [link]

​​​​​​​Symposium on Second Language Writing [link]

Plagiarism Conference [link]