Processo Seletivo - Edital de Ingresso

Instruções para o Processo Seletivo de Pós-Graduação para o 1º Semestre de 2023

Serão abertas entre 01 e 10 de agosto de 2022, as inscrições para o Processo Seletivo para o 1º Semestre de 2023, com vagas para Mestrado/Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação Estudos Linguísticos e Literários em Inglês do Departamento de Letras Modernas. A fim de inscrever-se para a Seleção de Ingresso no Programa o candidato precisa: ter definido a sua subárea de interesse (Língua, Literatura ou Tradução). Devido a instabilidade da pandemia, todo processo seletivo, excepcionalmente, será na modalidade à distância. Leiam as instruções abaixo:

O programa Estudos Linguísticos e Literários em Inglês realiza seleção anualmente, as inscrições para o ingresso na pós-graduação acontecem uma vez ao ano, em agosto.

Sobre a documentação: Antes de iniciar a inscrição tenha disponível todos os arquivos,  não poderão ultrapassar 15 MB. Acesse o edital através do menu "Edital" ao final da página para saber qual é a documentação necessária.

- Aos candidatos que não possuem CPF: A informação de que é possível fazer a inscrição do CPF online, inclusive sendo estrangeiro através dos links da Receita Federal, e para ter acesso aos formulários de inscrição,  os brasileiros/estrangeiros poderão acessar o link abaixo, o serviço é gratuito:

Link para formulário de inscrição no CPF para brasileiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.as

Link para formulário de inscrição no CPF para estrangeiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoCpfEstrangeiro/default.asp

[Atenção]: os estrangeiros que não consigam gerar o CPF, devem digitar nesse campo 11 vezes o número 9 (99999999999);Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados,  e também fora dos critérios abaixo: 
O arquivo em formato pdf do diploma deve conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Em cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado (clique aqui)

- Para candidatos ao Mestrado, sem o Diploma de Graduação, aguardando colação de grau: deve preencher Termo de Compromisso, que deve vir assinado, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até  o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes(baixar arquivo  no final da página). 
Para candidatos ao Doutorado, sem o Diploma de Mestrado:  Na falta do diploma poderá anexar a ata de defesa, ou Certificado de defesa, ou Termo de Compromisso que deve vir assinado, para aqueles que aguardam a defesa, pelo qual se compromete fazer a defesa até último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes (baixar arquivo  no final da página). 
-  Para candidatos que concluir o Mestrado fora da USP, deverão entregar, junto com a inscrição o modelo de declaração, preenchida pela Universidade de origem (baixar arquivo  no final da página).
Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em Universidades estrangeiras, e que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (deve ser solicitado, pelo menos 6 (seis) meses antes do período de inscrição, para saber mais informações clique aqui).

A inscrição será cancelada se a documentação não estiver de acordo com o edital publicado em Diário Oficial, e ao final do período de inscrição, o candidato será avisado por e-mail. Por isso, antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do programa de interesse e faça a inscrição nos formulários no final da página:

  • Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, de acordo ao seu curso escolhido;
  • Antes de finalizar sua inscrição faça uma revisão de todos os campos do formulário a fim de que nenhuma informação ou documento fique faltante;
  • O formulário de inscrição está configurado para não permitir mais de uma inscrição no mesmo programa para o mesmo candidato;
  • Todas as informações solicitadas no formulário de inscrição são importantes e obrigatórias, principalmente o e-mail, pois é através dele que o candidato receberá a confirmação da realização da sua inscrição;
  • Se o campo de e-mail for digitado incorretamente o candidato não receberá a confirmação, o que poderá lhe causar prejuízo durante o processo seletivo;
  • Após a leitura atenta do edital correspondente ao programa de interesse e após feita a digitalização em formato PDF da documentação exigida clique no botão "Inscreva-se" abaixo para efetuar a sua inscrição;
  • As informações aqui fornecidas são de total responsabilidade do candidato, estando o mesmo ciente de que a falta de algum documento ou a inveracidade de alguma informação acarretará no indeferimento de sua inscrição, estando assim impossibilitado de dar prosseguimento no processo de seleção;
  • Gere o boleto de inscrição através do link "Boleto de Inscrição". Após feito o pagamento, gere um arquivo em formato PDF do comprovante.  Você precisará dele para fazer sua inscrição;
  • Sobre Isenção da Taxa de inscrição: Os pedidos devem ser inseridos no formulário de inscrição, no lugar do comprovante da taxa pagamento. (Leia aqui).

Procure fazer a inscrição apenas 1 (uma) vez,  não deixe de preencher  campos importantes para não dar erro, porque todos recebem uma cópia da inscrição como confirmação.

Não deixe sua inscrição para o último momento, pois o sistema poderá  sofrer instabilidade devido ao grande número de acessos.  As inscrições NÃO SERÃO RECEBIDAS FORA DO PRAZO e NEM PRORROGADAS, em nenhuma hipótese. O prazo de inscrição terminará impreterivelmente dia 10/08/2022. Se tiver problemas, tente sempre mais de um navegador para efetuar sua inscrição.

 

 

 

 

 

 

Edital: 1º Semestre de 2023: Clique para visualizar

 

- Estudos Linguísticos e Literários em Inglês

Formulário de Inscrição - Clique aqui

Clique no nome do programa para visualizar o formulário de inscrição, e fazer a inscrição:
(O formulário de inscrição será aberto apena no período de inscrição, e o candidato receberá a cópia da inscrição, no seu e-mail, como confirmação, no
final da sua inscrição):

- Estudos Linguísticos e Literários em Inglês 

Formulários e declarações para baixar


- Candidatos ao mestrado, sem o Título da Graduação, aguardando colação de Grau

- Candidatos ao doutorado, sem obtenção do Título de Mestre, aguardando a defesa

- Títulos obtidos no Brasil (fora da USP) e que ainda não receb​eram o Diploma de Mestrado

Cronograma das Etapas

Proficiência em uma das seguintes línguas modernas: espanhol, francês, italiano, e português para estrangeiros:

Ver editais no site do Centro de Línguas (http://clinguas.fflch.usp.br)

Resultado da Proficiência em Língua Estrangeira pelo Centro de Línguas

Até 30/09/2022
Prova de Proficiência em Inglês. Para candidatos em nível de mestrado e para candidatos em nível de doutorado que não tenham a proficiência em inglês, as provas serão realizadas à distância no âmbito do Programa.  A inscrição no processo seletivo, inscreve o candidato automaticamente para o exame de proficiência em língua inglesa. O link e as informações necessárias para a prova serão enviados por e-mail aos inscritos. Os candidatos deverão assegurar a conexão internet para a realização da prova. 07/10/2022 às 09h00 (sexta-feira)

Resultado da Proficiência em Inglês pelo Programa

Até 17/10/2022

Entrega dos ProjetosEnviar o projeto em formato PDF do link dlm.fflch.usp.br/form/entrega-de-projetos-ppg-ingles
O projeto será recebido até 23h59min, e deverá vir identificado somente com o número do ID, que será informado pelo DLM a todos os participantes do processo Seletivo. O candidato que entregar o projeto com seu nome ou com orientador pretendido será desclassificado.

Notas sobre a Apresentação de Projetos de Pesquisa através do link ingles.fflch.usp.br/notas-sobre-apresentacao-de-projetos-de-pesquisa

21/10/2022 (sexta-feira) 

Prova de Conteúdo: A Coordenação do Programa enviará uma mensagem com instruções, devido à pandemia, a Prova Escrita poderá ser realizada a distância. O link e as informações necessárias para a prova serão enviadas por e-mail aos inscritos, que terá a duração de 3 (três) horas. Os candidatos deverão providenciar e assegurar que tenham uma boa conexão de internet para a realização da prova.

Poderá consultar a Bibliografia para a prova de Conteúdo através do link ingles.fflch.usp.br/bibliografia-ppg-elli

21/10/2022 (sexta-feira)
Resultado da Prova de Conteúdo
 
Até 07/11/2022

Análise e avaliação oral  do projeto:  Os horários para análise e arguição do projeto serão divulgados oportunamente por e-mail, após os resultados da Prova de Conteúdo. Devido à pandemia, a análise de currículo e arguição oral do projeto serão realizadas a distância. O link e as informações necessárias para a prova serão enviados por e-mail aos inscritos.  Os candidatos deverão providenciar e assegurar que tenham uma boa conexão de internet para a realização da prova.

Serão avisados da data e horário por e-mail

Entre 11 a 18 de novembro de 2022

 

 

Divulgação da definição dos orientadoresOs resultados serão divulgados por e-mail.

Até 30/11/2022
Bibliografia da Prova de Conteúdos

LÍNGUA
CALVET, L.-J. (2002) Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editora.
DANIELS, H. 2001.Vygotsky and pedagogy. Routledge.
FAIRCLOUGH, N. (1992). Discourse and social change. Polity Press.
FROMKIN, V. & RODMAN, R. 1993. Introdução à linguagem. Holt, Rinehart, Winston.
HURFORD, J. & Heasley, B. Semantis, a coursebook. Cambridge: C.U.P, 1983
HYLAND, K. 2003. Genre and second language writing.
KRESS, G. (2003) Literacy in the New Media Age. London and New York: Routledge
SILVA,T.; MATSUDA, P. 2001. Second language writing research: perspectives on the process of knowledge construction.

LITERATURA
BOND, Edward. Language. In: The hidden plot – notes on theatre and the State. London: Methuen, 2000, p. 6-25.
EAGLETON, Terry. The Rise of English. In: Literary Theory. An Introduction. Oxford: Blackwell, 1985, p. 17-53. Trad. bras.: Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução de Waltencir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, s.d., p. 19-58.
EAGLETON, Terry. What is a novel? In: The English Novel. An Introduction. Oxford: Blackwell, 2005, p. 1-21.
JAMESON, Fredric. On Interpretation: Literature as a Socially Symbolic Act. In: The Political Unconscious: Narrative as a Socially Symbolic Act. Ithaca: Cornell University Press, 1988, p. 17-102. Trad. bras.: Sobre a Interpretação. In: O Inconsciente Político: a narrativa como ato socialmente simbólico. Tradução de Valter Lellis. São Paulo: Ática, 1992, p. 15-103.
MAGRIS, Claudio. O romance é concebível sem o mundo moderno? In: Moretti, Franco (org.). A Cultura do Romance. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2009, p. 1013-1028.
MIGNOLO, Walter & Catherine Walsh. On Decoloniality. Concepts, Analytics, Praxis. USA: Duke University Press, 2018.
NASH, Cristopher. Myth and modern literature. In: The context of English Literature 1900-1930. London: Methuen, 1980, p. 161-185 (texto disponível no xerox do Prédio de Letras da FFLCH)
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1965.
SAID, Edward. Freedom from Domination in the Future. In: Culture and Imperialism. London: Vintage, 1994.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Can the Subaltern Speak? Trad. bras.: Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra R. Almeida, Marcos P. Feitosa & André P. Feitosa. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Literature. In: Marxism and Literature. Oxford: Oxford University Press, 1977, p. 45-54.
WILLIAMS, Raymond.  Prefácio e Ideias Trágicas. In: Tragédia Moderna. 2ª. ed. Tradução Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2011, pp. 7-21, pp. 29-114.

TRADUÇÃO 
BAKER, M. 1992. In other words: a coursebook on translation. Routledge.
BOWKER, L. & PEARSON, J. 2002. Working with Specialized Language. Routledge. (Capítulos 1, 2, 8,10 e 11).
GENTZLER, E. 1993. Contemporary Translation Theory. Routledge.
VENUTI, L. (ed.) 1992. Rethinking Translation: discourse, subjectivity, ideology. Routledge.

Notas sobre a apresentação de Projetos de Pesquisa

Q. Por que o programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês exige que o candidato apresente um projeto de pesquisa para fins de seleção?
A. A apresentação do projeto de pesquisa tem como objetivo mostrar que o candidato tem noções claras sobre a natureza de uma pós-graduação acadêmica stricto sensu (orientada à pesquisa). Muitos candidatos confundem a pós-graduação acadêmica com especialização ou pós-graduação lato sensu (profissionalizante). A pós-graduação acadêmica, como se encontra no nosso programa, investe na capacidade do aluno de formular problemas ou questões de interesse científico na sua área de especialização, de aprofundar-se nas abordagens teóricas e metodológicas propostas para esclarecer as questões, de executar um trabalho original sobre um corpus (composto de textos ou dados), de fazer uma análise original e apresentar os resultados de forma coerente numa dissertação ou tese.
A apresentação do projeto de pesquisa garante que o candidato tenha lido o bastante para saber o que significa fazer pesquisa; que tenha uma base mínima de conhecimentos no campo em que deseja pesquisar; que saiba organizar seu pensamento sobre uma questão de interesse; e que tenha noções gerais sobre os procedimentos de uma pesquisa acadêmica. Como os prazos para a finalização da dissertação ou tese são exíguos, faz-se necessário que o candidato já tenha uma concepção clara do que lhe vai ser exigido no programa de pós-graduação.

Q. O projeto de pesquisa apresentado para a seleção pode sofrer modificações ao longo do curso, à medida que o aluno vai adquirindo mais conhecimento?
A. Certamente. É muito comum que isso aconteça. O importante não são os detalhes do projeto apresentado para a seleção, mas o que a confecção do projeto mostra sobre o preparo do candidato para iniciar uma pesquisa.

Q. Se eu nunca antes fiz pesquisa, como posso montar um projeto de pesquisa adequado?
A. Sem dúvida, a melhor preparação para a pós-graduação é ter feito uma Iniciação Científica durante a graduação. Contudo, na falta dessa experiência, deve-se observar como são organizados artigos científicos e relatórios de pesquisa na sua área de interesse. Além disso, existem vários livros que explicitam o que são os vários tipos de pesquisa acadêmica e como se faz (ver a bibliografia).

Q. Como o meu projeto de pesquisa deve ser organizado?
A. Não há uma única forma, mas existem vários itens que normalmente se espera que apareçam num projeto: uma descrição objetiva do tópico da pesquisa; a justificativa da relevância do tópico de pesquisa escolhido; uma explicitação dos objetivos da pesquisa e de quais perguntas ou hipóteses a pesquisa visa a investigar; uma discussão teórica que mostre familiaridade com pesquisas e análises anteriores; a explicitação da metodologia de pesquisa a ser adotada, incluindo a forma de escolher ou organizar o corpus e o tipo de análise a ser feita; um cronograma de atividades a serem desenvolvidas no período previsto para a pesquisa; e uma bibliografia de referências citadas ou a serem consultadas.

Abaixo apresentamos alguns esquemas para a organização de um projeto:
Esquema para organização de um projeto Pádua (2000) Severino (2000) Fapesp

Pádua (2000) Severino (2000) Fapesp
1. Título 1. Título 1. Resumo (máximo 20 linhas)
2. Introdução
...* Perguntas da pesquisa
2. Delimitação do tema e do problema da pesquisa 2. Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental
3. Justificativa 3. Apresentação das hipóteses 3. Objetivos
4. Objetivos
...* Gerais
...* Específicos
4. Explicitação do quadro teórico 4. Plano de trabalho e cronograma de sua execução
5. Pressupostos teóricos 5. Procedimentos metodológicos e técnicos 5. Material e métodos
6. Metodologia de pesquisa 6. Cronograma de desenvolvimento 6. Forma de análise dos resultados
7. Cronograma 7. Referências bibliográficas  
8. Bibliografia   (Nota: para Iniciação Científica, máximo de 10 páginas; para Mestrado ou Doutorado, máximo de 20 páginas, espaço duplo)


Q. É possível explicar melhor cada um desses itens?

Título
O título ideal seria um que chamasse atenção e, ao mesmo tempo, deixasse claro o assunto da pesquisa. Pense que o título deve ser um mini-resumo da pesquisa. Se o título não é descritivo, muita gente pode deixar de se interessar pela pesquisa porque não entendeu de que se trata. Um título pode conter informação sobre a metodologia aplicada, sobre o quadro teórico empregado, sobre a natureza e escopo do corpus, ou sobre os resultados alcançados.

Introdução
A introdução deve conter uma descrição breve e clara do que vai ser feito na pesquisa e dos objetivos desejados. Deve-se contextualizar a problemática da pesquisa, situando-a no universo de outras pesquisas anteriores sobre assuntos relacionados. Essa contextualização pode incluir a justificativa e uma revisão bibliográfica (como o esquema da FAPESP sugere), ou essas partes podem ser separadas em outros itens. A função básica da Introdução é dar ao leitor uma ideia geral da pesquisa que vai ser explicitada nos itens seguintes. A Introdução pode terminar com uma breve menção aos itens seguintes do projeto.

Justificativa
A justificativa deve responder às perguntas: Por que esse tema é importante? Como essa pesquisa vai contribuir para os estudos na sua área e para a sua formação? Quem poderia se beneficiar da pesquisa? A justificativa deve mostrar o valor do trabalho.

Objetivos
O que a pesquisa visa a mostrar / verificar / esclarecer? Onde se pretende chegar com a pesquisa? Quais devem ser os produtos da pesquisa?

Perguntas de Pesquisa
Quais perguntas direcionam minha pesquisa? Quais perguntas meu trabalho propõe responder? Em alguns tipos de pesquisas, ainda se pode falar em “hipóteses”, que são afirmações que devem ser investigadas. Outras pesquisas são mais exploratórias, sem hipóteses formuladas previamente. De qualquer maneira, a pesquisa deve ser sempre orientada por algumas perguntas centrais.

Pressupostos Teóricos
Neste item devem ser apresentados conceitos, conhecimentos e informações que auxiliem a compreensão do objeto de estudo. Deve incluir, por exemplo, uma síntese das ideias relevantes dos autores já lidos. É importante demonstrar que você já leu a respeito de seu tema, que é capaz de organizar o pensamento dos outros, e de citar corretamente os autores. Normalmente essa parte inclui suas reflexões sobre textos lidos em disciplinas cursadas que sejam relevantes para seu trabalho. Busque referências em bibliotecas, na Internet, e consulte pessoas (colegas, professores, profissionais) envolvidas na área de seu tema.

Metodologia de pesquisa
Aqui se descreve todo o processo previsto para o estudo e suas fases. Toda pesquisa se apoia em procedimentos sistemáticos de levantamento de dados, análise e avaliação, mas os métodos empregados podem variar dependendo da temática da pesquisa e do seu embasamento teórico. Esses procedimentos e critérios de avaliação devem ser explicitados, citando as fontes que apoiam sua metodologia de preferência.
Dependendo do tipo de pesquisa, caso envolva coleta de dados, pode ser importante explicitar o seu contexto: onde o estudo vai acontecer? (Por exemplo, descreva o tipo de escola, seus alunos, localização etc.) Quais os participantes (colaboradores, sujeitos, informantes)? Quem vai estar envolvido, e qual é o perfil e o papel de cada um? Descreva o número e as características dos participantes (idade, sexo, classe social, outros detalhes relevantes).
Coleta: como os dados serão coletados? Por meio de que instrumento(s): Entrevistas? Questionários? Transcrições? Pesquisa bibliográfica? Quais são as edições de obras literárias escolhidas para análise. Qual é a época focalizada? Qual é o recorte que vai delimitar seu corpus? Justifique suas opções.

Cronograma
O cronograma deve detalhar como você planeja o desenvolvimento de sua pesquisa, como distribui seu trabalho dentro de seu prazo para a realização do mestrado/doutorado. Seu plano de trabalho pode ser semestral ou mensal. Colocá-lo em forma de gráfico pode facilitar a visualização. No cronograma, é útil utilizar os mesmos termos empregados para designar as “fases” ou “tarefas” da sua pesquisa (como “levantamento bibliográfico”, “formação do corpus”, “fase de entrevistas”, “redação da tese” etc.).

Bibliografia
Deve-se apresentar referências, seguindo as normas da ABNT (ou outro padrão, como o da MLA ou da ASA), de todos os textos/livros que você já leu para a escolha do tema/ objeto de pesquisa. Deve-se incluir também outras referências selecionadas que são julgadas essenciais para sua pesquisa, e que serão estudadas posteriormente. Para a apresentação da bibliografia, é essencial que se cuide da padronização do formato.

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Bibliografia
AMPBELL,D.T.; STANLEY, J.C. Delineamentos experimentais e quasi-experimentais de pesquisa. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1979.
ECO, H. Como se Faz uma Tese. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1986
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. [Revisão técnica e adaptação da obra: Lana Mara Siman.] Porto Alegre: Artmed, 1999.
LÜDKE, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PÁDUA, E.M.M. Metodologia de Pesquisa. Campinas: Papirus Editora, 2000.
QUIVY, R.; CAMPENDHOUDT, L. Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1992.
SANTOS, A.R. Metodologia do Trabalho Científico – A Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

Resultados das Etapas de Seleção do Processo Seletivo

Lista de resultado dos Exames de Proficiência realizados no Centro de Línguas  (não disponível ainda) 
Espanhol: CLIQUE AQUI  
Francês: CLIQUE AQUI
Inglês: CLIQUE AQUI
Italiano: CLIQUE AQUI

Lista de resultado da Proficiência em Inglês pelo Programa
- Mestrado/Doutorado

Lista de resultados da Prova de Conteúdos
- Mestrado/Doutorado

Lista de resultados da Arguição e Análise de Currículo 
- Mestrado/Doutorado

Lísta de resultado final e confirmação de matrícula
Para confirmação de interesse de matrícula, o(a) candidato(a) selecionado deve: Preencher e assinar o documento confirmação de interesse.